
Sistema de Identidade visual para o bio hub Phytera.
Biotecnologia que protege e transforma.
Diante do desafio de proteger a produção de alimentos sem comprometer a saúde do planeta surge a Phytera, um hub dedicado ao desenvolvimento de soluções biotecnológicas sustentáveis para o combate de pragas. Aqui, ciência e natureza trabalham juntas para criar ferramentas vivas, capazes de substituir práticas químicas ultrapassadas e acelerar a transição para uma agricultura mais equilibrada, produtiva e regenerativa.
Acreditamos que o futuro da proteção agrícola está na própria natureza. Por isto, nos posicionamos como um espaço de pesquisa, inovação e colaboração, unindo especialistas, agricultores e empresas em torno de um objetivo comum: transformar os desafios de hoje em soluções que garantam segurança alimentar e impacto positivo para o Brasil e para o mundo.
Nome como semente do futuro.
Do nome à identidade: força de um conceito.
Todo sistema de identidade começa pela palavra que o nomeia. O processo de naming é mais do que batizar uma marca: é criar um ponto de partida conceitual capaz de orientar toda a comunicação e expressar, em uma única palavra, busquei uma síntese entre ciência e natureza.
O prefixo Phy- remete ao universo das plantas (phytón, do grego), enquanto -tera evoca terra, origem e vitalidade. Juntos, formam um nome que carrega força e internacionalidade, ao mesmo tempo em que traduz o propósito central do hub: desenvolver soluções naturais que protegem o cultivo e regeneram o planeta.
Um desabrochar coletiva traduzido em design.
O Símbolo da Conexão Viva.
Uma flor de quatro pétalas, metáfora visual da união que sustenta o projeto. Cada pétala representa um pilar essencial: a academia, com seu rigor científico; a indústria, que transforma conhecimento em aplicação; o produtor, que vive os desafios do campo; e, em conjunto com o círculo central, a figura humana, símbolo de pessoas, corporações, investidores e empreendedores que tornam essa rede possível.
Um espaço em que diferentes forças se encontram para criar inovação sustentável. O design estratégico aqui atua como linguagem, traduzindo um movimento colaborativo em um ícone claro, atual e memorável.
Identidade visual como força estratégica.
A forma e a cor de um futuro vivo.
Nosso símbolo dá pregnância de forma às nossas peças, criando um código visual claro e memorável que sustenta a força do sistema.
As cores complementam esse discurso com significado: o laranja terroso conecta-se à ideia da terra fértil, origem de tudo; o verde simboliza a vitalidade natural e a tecnologia biológica que substitui o uso de químicos; já o amarelo traz luz e otimismo, representando a energia de um futuro agrícola mais saudável e sustentável.
Essa paleta, somada ao símbolo, é estratégia de identidade. Um conjunto pensado para comunicar ciência e natureza em equilíbrio, traduzindo o posicionamento como agente pioneiro de uma nova agricultura — mais viva, inteligente e necessária.
Naturalmente inovador.
Estratégia de Comunicação Urbana.
A Phytera nasceu para transformar a forma como pensamos a proteção agrícola e essa mudança precisa de visibilidade. Por isso, nossa estratégia de comunicação parte dos grandes centros urbanos brasileiros, onde ciência, negócios e opinião pública se encontram.
Para além de tornar a marca conhecida, buscamos gerar curiosidade, atrair investidores, despertar o interesse da academia e abrir diálogo com empresas e produtores. A presença em espaços de grande visibilidade não é apenas publicidade: é um convite para participar de um movimento pioneiro, que une inovação, sustentabilidade e impacto real para o país e para o planeta.
Origem limpa.
Um selo como prova de futuro.
Como designer estratégico do projeto, conduzi um segundo momento em que apresentei a tese: nossa identidade se desdobrar em um selo de confiança. Posicionaremos este selo como ferramenta de avanço tecnológico e de valorização da saúde e, sobretudo, como argumento de venda: um indicador claro para pessoas, produtores, empresas, academia, pesquisadores e investidores de que aquele produto é saudável, sem agrotóxicos e alinhado a uma agricultura regenerativa.
Para tornar a visão tangível, criei protótipos aplicando o selo em farinha, biscoitos e café, evidenciando impacto no PDV e em ambientes digitais. Propus um roadmap: no curto prazo, gerar curiosidade e conversão; no médio, adoção pela rede; no longo, transformar o Saúde Viva em padrão reconhecido no Brasil e fora, sinônimo de qualidade e de um agro mais natural, sustentável e de alto valor agregado (saúde).
Essa abordagem mostra como atuo: antecipando oportunidades e usando design estratégico para resolver problemas de negócio, transformando conceito em ativo comercial e identidade em futuro de mercado.
Quando o futuro não espera.
Design estratégico como bússola do amanhã.
O projeto Phytera mostrou que o design estratégico é, antes de tudo, uma ferramenta de disrupção. Ao criar um sistema de identidade que vai além da estética, do nome ao selo “Origem Limpa”, projetamos não apenas uma marca, mas um ecossistema capaz de antecipar o futuro da agricultura e torná-lo presente.
Essa identidade não comunica apenas um negócio; ela provoca o mercado, educa o consumidor e posiciona a tecnologia como sinônimo de saúde e confiança. O design, aqui, se revela como motor de transformação, capaz de gerar valor econômico, social e ambiental, e de abrir espaço para um novo agro: mais inteligente, mais humano e inevitavelmente mais saudável.
“O projeto renovou nossa visão sobre o futuro da agricultura, trouxe clareza estratégica e entusiasmo para a equipe, mostrando que é possível unir inovação, saúde e sustentabilidade de forma tangível. O design tornou-se ferramenta de inspiração e decisão, abrindo caminhos para novas oportunidades de negócio.”
Fábio Schuab - Diretor Executivo.
Créditos.
Leonardo Vaz
Naming
Estratégia de design
Sistema de identidade visual
linguagem e tom de voz
Estratégia de comunicação
Direção fotográfica
Textos e argumentação de projeto